63% da população tem algum distúrbio

  • by admin - sab, 04/01/2017 - 17:26

Deitar a cabeça tranquila no travesseiro não tem sido tarefa fácil para boa parte dos brasileiros. De acordo com a última pesquisa do Instituto do Sono, 63% da população no país sofre de algum tipo de distúrbio do sono. Jornadas extensas de trabalho e o uso excessivo de celulares e internet são fatores que contribuem para o aparecimento dessas disfunções.

Os distúrbios mais comuns são a apneia do sono, a insônia e as parassonias, como o sonambulismo e o bruxismo (ranger de dentes durante o sono). explica o médico. Há mais de 40 tipos de distúrbios do sono catalogados. “Um sono fragmentado afeta a memória, o rendimento no trabalho, gera irritabilidade e diminuição da libido sexual. Em casos graves de apneia, a pessoa pode chegar a ter sequelas como pressão alta, arritmia cardíaca, AVC e derrame”, enumera o médico do IS.

Preocupação
A técnica administrativa Lina Correia, 59 anos, tem muita dificuldade para dormir, mas foi diagnosticada com baixo risco de Saos (Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono). “Quando deito, demoro, pelo menos, uma hora para dormir. Ainda acordo umas duas vezes toda noite e, se eu tiver algum tipo de preocupação, não durmo de jeito nenhum”, contou ela. A técnica dá uma dica que pode ajudar a pegar no sono: “Para melhorar, eu sempre medito antes de dormir, ouvindo músicas tranquilas”.

Já para a estudante Dalet do Carmo, 19, o problema é o oposto. “Eu durmo demais e preciso que alguém me acorde todo dia, porque só o despertador não funciona. Tenho a sensação de que quanto mais durmo, mais sono sinto”, diz ela. Esse tipo de transtorno é conhecido como narcolepsia, que é o desejo incontrolável de dormir, mesmo tendo dormido bem na noite anterior. Segundo a Associação Brasileira do Sono, cada pessoa tem o seu cronotipo, ou seja, cada pessoa prefere realizar suas atividades em determinado horário - e isso não é uma disfunção. Por exemplo, alguém pode preferir fazer ginástica de manhã enquanto outros preferem à tarde. De acordo com esse cronotipo, que é determinado geneticamente, as pessoas podem ser classificadas em matutinas (preferem dormir e acordar cedo), vespertinas (se adaptam melhor ao dormir e acordar mais tarde) e as intermediárias (que não possuem preferência por horários extremos).

Ronco
Já o ronco também é tido como um distúrbio do sono e está diretamente relacionado ao peso de cada um. “Eu ronco muito alto, e isso já está começando a atrapalhar meu próprio sono”, relatou a enfermeira Islane Garcia, 27. “Comecei a roncar depois que ganhei peso, mas quando entrei na academia, diminuiu (o ronco). Este mês parei de malhar e voltou de novo.”

Para detectar se a pessoa tem algum tipo de transtorno e identificá-lo, o mais indicado é fazer o exame de polissonografia. “Nesse exame, o paciente irá passar a noite no hospital, onde terá os estágios do sono monitorados por eletrodos colocados no corpo”, explica a dentista Ana Patrícia Tavares, especialista em Odontologia do Sono. O Hospital das Clínicas é a única unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia que faz esse exame. Há cerca de um mês, o hospital ganhou um ambulatório do sono, onde o paciente passa por uma triagem e o transtorno é avaliado em leve, moderado ou grave. Caso seja diagnosticado como grave, ele é encaminhado para fazer a polissonografia.

Até então estavam sendo atendidos pacientes internos do hospital, mas a partir desta terça-feira, será atendido quem vem de fora com solicitação médica, que pode ser obtida através de uma consulta em qualquer unidade do SUS. O horário de atendimento para o ambulatório do sono é toda sexta, a partir das 13h.

Confira dicas para dormir melhor
Tenha horários - regule seu relógio biológico: estabeleça horários para dormir e acordar
Sem barulho - Crie um ambiente favorável na hora de dormir, com pouca luz e barulho e controle a temperatura do ambiente
Desligue-se -  Evite o uso de celulares, computadores e televisão próximo ao horário de dormir
Não beba -  Evite o consumo de café e de outras bebidas estimulantes durante a noite, assim como o de bebidas alcoólicas  
Relaxe - Tente não pensar nos problemas do dia a dia e evite planejar coisas no horário de dormir, para não ficar agitado

Fonte: Correio 24 Horas