Cientistas do MIT desenvolvem luva capaz de controlar o sono

  • by admin - seg, 05/21/2018 - 15:01
  • Noticias
Cientistas do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolveram uma luva capaz de trazer à consciência os eventos da transição do sono leve para o sono profundo. Um objeto estranho, mas com capacidade interessante.
 
Para os desenvolvedores, essa fase do sono é repleta de criatividade e um campo de grande valor para as ideias. Porém, naturalmente, não temos condições de relembrar e controlar esse período e acabamos por cair no sono logo após.
 
O acessório funciona com um princípio semelhante ao da esfera de ferro, de Thomas Edison. Na experiência do cientista, ele segura uma esfera de ferro enquanto pega no sono. Quando o corpo entra na fase conhecida como hypnophagia ele enfraquece a pegada no objeto, deixando-o cair, acordando a pessoa.
 
No caso da luva, ela é programada para entender quando essa transição se inicia, reconhecendo o comportamento muscular. Assim que a pessoa entra nessa fase, ela ouve alguns áudios com orientações programadas, e depois é acordada antes que o sono profundo chegue.
 
Ao retornar ao estado consciente, os voluntários foram capazes de desenvolver ideias de grande teor criativo sobre as palavras que ouviram durante o estado de hypnophagia. O próprio Thomas Edison associou essa fase ao alcance da genialidade, uma vez que o cérebro é capaz de oferecer raciocínios difíceis de serem alcançados conscientemente.
 
Os pesquisadores testaram o experimento em diversas pessoas e tiveram resultados promissores. Agora nos resta esperar para saber se o invento avançará a ponto de ser comercializado e como os profissionais da área neurológica poderão explorá-lo para ajudar seus pacientes.
 
A ideia de hackear o cérebro nos parece bastante interessante. O que você pensa sobre isso? 

+Fonte: Tecmundo