Estudo comprova que o Apple Watch pode detectar apneia do sono e hipertensão

  • by admin - seg, 11/20/2017 - 09:45
  • Noticias
O Apple Watch tem sido um prato cheio para pesquisadores de saúde que têm interesse em saber até onde a tecnologia pode ajudar no bem-estar das pessoas.
A startup Cardiogram — que já criou um aplicativo homônimo para monitorar batimentos cardíacos — se juntou novamente à Universidade da Califórnia (em San Francisco) num estudo para verificar a possibilidade de o Apple Watch detectar apneia do sono e hipertensão.
Esse novo estudo mostrou que o relógio da Maçã pode detectar apneia do sono com uma precisão de 90% e hipertensão com uma precisão de 82%, o que é realmente muito bom.
Para realizá-lo, eles utilizaram o aplicativo Cardiogram e tiveram 6.115 participantes usando o relógio durante um determinado período de tempo. O app foi capaz de detectar apneia do sono em 1.016 dos participantes e hipertensão em 2.230 dos testadores.
Mesmo que o estudo tenha sido realizado em um Apple Watch, o cocriador do app, Johnson Hsieh, acredita que ele pode ser aplicado a outros vestíveis que tenham monitoramento de frequência cardíaca por terem basicamente a mesma tecnologia.
"A ideia aqui é que, ao selecionar de forma contínua, você identificaria pessoas com hipertensão que talvez não saibam que elas têm. E então, você as guiaria através do diagnóstico final apropriado, que seria através de um manguito de pressão sanguínea e, depois, tratamento."
Para que tenhamos uma ideia do quão útil esse tipo de detecção pode ser, a American Sleep Apnea Association compartilhou dados que mostram que cerca de 22 milhões de adultos nos Estados Unidos sofrem com esse mal e, por incrível que pareça, existem mais 80% de casos não-diagnosticados. Já hipertensão — isto é, pressão alta — é um mal que afeta 75 milhões de adultos americanos, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC).
Agora, imaginem se as pessoas que utilizam seus vestíveis normalmente puderem ser “avisadas” de que sua saúde precisa de atenção para problemas como esses! Os dispositivos modernos trazem muitas vantagens e, felizmente, os testes não pararão por aí.