DICAS DE SONO

Bons e Maus Hábitos
Tenha seus rituais
Crie um ritual agradável para a hora de dormir. Tente meditação, relaxamento, oração, ou outra técnica de controle da tensão. A leitura não relacionada com trabalho ou problemas é bom hábito.
Evite olhar o relógio cada vez que acordar
Este mau hábito acrescenta sofrimento à tortura de uma eventual noite de insônia.
Leve em conta o efeito do exercício
Um programa constante de exercício melhora o sono, reduz as apneias do sono e aumenta o sono mais profundo. Entretanto, um único dia de exercício pode tornar o sono superficial. O melhor horário para exercício seria até 6 horas antes de deitar.
Durma em ambiente silencioso
Ruídos ativam o sistema simpático, relacionado ao estresse, e superficializam o sono. Moradores de vizinhanças de aeroportos perdem em média, por noite, 45 minutos de sono útil (sono REM e sono profundo).
Também é importante o significado do ruído. Uma mãe desperta mais rápido com o choramingar do bebê do que com o ruído de carros.
Idosos acordam mais facilmente que os jovens, e de um modo geral, as mulheres despertam mais facilmente que os homens.
Se não puder escapar do ruído, tampões de ouvido são a solução.
Durma no escuro total
Durma em ambiente escuro. A luz perturba os relógios internos. Invista em cortinas blecaute ou outro tipo que garanta a escuridão no quarto. Se a luz for inevitável, use máscaras de tecido, especiais para o sono.
Evite calor ou frio excessivos no quarto de dormir
Frio e calor são bem reconhecidos como perturbadores do sono. Temperatura abaixo de 17 graus ou acima de 29 graus ativa o sistema de estresse e causa mais despertares, sonhos desagradáveis e movimentação. O clima favorável ao sono é o de temperatura de 22 a 26ºC e pressão barométrica baixa, quando o dia “está para chuva”. Mas quem não sabia que um dia nublado, úmido pede uma boa soneca? Nas noites frias, um banho quente e prolongado soluciona os pés frios e relaxa.
Não durma com fome
O valor de um copo de leite morno ao deitar tem base científica. Foi visto, também, que pessoas com fome ou perdendo peso têm o sono da segunda metade da noite prejudicado. Nem por isso fica liberado o “assalto” à geladeira no meio da noite.
Faça refeições leves à noite
À partir dos 16 anos a capacidade digestiva vai diminuindo. O alimento não digerido entra em putrefação no intestino, provoca distensão do abdome, dificulta a respiração, causa roncos, apnéias e palpitações. Após certa idade, a maioria das pessoas naturalmente vão tornando as refeições da noite mais leves. Isto está correto.
Use a cama para dormir
Algumas pessoas fazem da cama e do quarto de dormir um recanto para piqueniques, sala de jogos, de TV e de leitura. Isto cria hábitos desfavoráveis ao sono.
Para maiores informações procure sempre um profissional.