top of page

RONCO E APNEIA

apneiaronco_edited.jpg

Você sabia que...

Ronco surge quando o tono dos músculos da garganta se reduz, levando progressivamente ao contato das paredes que gera vibração e o ruído característico.

Apneia (a- ausência, pneusis- respiração) é a interrupção da respiração por mais de 10 segundos. Durante o sono, um pequeno número de apnéias, de 7 a 20 por noite, pode aparecer em pessoas normais. Quando ocorrem mais de cinco apneias por hora já temos uma doença leve. Acima de 30 apneias por hora o caso é considerado grave.

O risco de morrer durante uma única apneia é ínfimo, pois, após 20 ou 30 segundos ocorre o despertar e a respiração retorna. Os despertares causam cansaço, sonolência. As consequências da doença decorrem da soma de apneias ao longo de anos pelas repetidas quedas de oxigênio que levam a geração de radicais livres, estresse oxidativo e inflamação crônica. Esses fatores aumentam três vezes ou mais o risco de infarto do miocárdio, derrame cerebral e demências como o Alzheimer. Pesquisas em animais confirmam que as quedas de oxigênio causam alterações em genes dos pulmões, coração, fígado cerebelo e do relógio biológico.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.
bottom of page