fbpx Polissonografia | Clínica do Sono

Polissonografia

Polissonografia

Conheça um pouco mais sobre o exame e marque sua polissonografia.

Marcar minha polissonografia

O que é?

A polissonografia registra segundo a segundo, durante oito horas na noite, ondas cerebrais, tensão muscular e movimentos dos olhos para estagiar o sono, as frequências cardíaca e respiratória e o nível de oxigênio no sangue para avaliar transtornos da respiração, assim como os movimentos das pernas para avaliar pernas inquietas. Ajuda a diagnosticar distúrbios do sono e pode ser repetida para ajustar o seu plano de tratamento, se você já tiver sido diagnosticado com um distúrbio do sono. A polissonografia  identifica se ou quando seus padrões de sono são alterados e por quê. 

A Clínica do Sono é especializada na realização da polissonografia. Mais de 50 mil pacientes já realizaram mais de 80 mil exames.

Por que fazer?

Seu médico pode recomendar a polissonografia se você se queixar de algum distúrbio do sono ou de sintomas como dores nas pernas ou pressão alta que podem ser devidos a dormir mal.

A razão mais comum para realizar polissonografia (80% dos exames) é a suspeita de apneia do sono. Nesse caso, o número de paradas respiratórias é contado e usado para decidir o tratamento. 

Preparação

Após ter agendado seu exame, receberá instruções detalhadas. Em termos gerais, os preparativos são simples:

  • levantar às 7 horas e não sestear ou tirar cochilos durante o dia (verificar exceções, como trabalhadores em turno)
  • jantar como de costume
  • tomar banho e lavar os cabelos com cuidado para eliminar oleosidade que atrapalhará (mas não impedirá) o exame

O dia do exame e resultados

Durante polissonografia O quarto onde o exame é feito é semelhante a um quarto de hotel, monitorado por câmeras, escuro e silencioso. O quarto tem seu próprio banheiro não monitorado. Antes de ir para a cama, os técnicos aderem sensores à sua pele e um clipe ao seu dedo.

Depois de polissonografia Pela manhã, os sensores são removidos e você pode tomar banho, se desejar, ou deixar a Clínica do Sono imediatamente e retornar às suas atividades habituais sem necessidade de cidados adicionais. Você poderá retirar o exame neste site após receber e-mail avisando que os resultados estão disponíveis ou vir buscar na Clínica.

Riscos e desconfortos

A polissonografia é um exame não invasivo, indolor. Não existem riscos conhecidos de se realizar o registro do sono. Pessoas com alergia a micropore podem ter erupção na pele. Avise antes de iniciar o exame para que seja usada a fita hipoalergênica. O desconforto de dormir fora de seu ambiente, com mudança de rotina e horários e com esperas para dormir no horário é comum. Ansiedade durante o exame é rara, principalmente se comparada com o exame de ressonância magnética. Tudo isso é levado em conta na análise dos resultados.

 

Convênios
 

 
 
Outros convênios: Fusex – Policlínica Militar, Multiclínica Porto Alegre, Multiclínica Novo Hamburgo, SAS, AMA, Copesul, Petroquímica Triunfo, DanaMed, Sener Saúde, Ulbra Saúde, Blue Life, Sulmed, Amil, Gama, Marinha do Brasil, Eletrosul, Correios, Golden Cross