A narcolepsia se caracteriza por sonolência muito intensa e incapacitante associada a cataplexia e outros fenômenos do sono REM, o sono dos sonhos, tais como paralisia do sono e alucinações hipnagógicas. É uma doença rara que acomete uma pessoa em cada 10 mil.
Cochilos diurnos recorrentes ou sono involuntário acontecem diariamente em qualquer situação.
A cataplexia é uma perda súbita do tono dos músculos posturais desencadeada por uma emoção intensa como riso, raiva ou medo. A pessoa pode cair ou apenas se sentir fraca e necessitar se sentar.
Paralisia do sono e alucinações hipnagógicas são sintomas assustadores, pois a pessoa começa a ter visões de sonhos quando ainda está consciente.
Essa tendência a entrar em sono REM logo ao adormecer é o principal marcador diagnóstico da narcolepsia. Paradoxalmente, a pessoa pode se queixar de insônia e vários despertares à noite.
No nosso laboratório do sono se realiza o teste múltiplo de latência ao sono. São 5 cochilos de 20 minutos repetidos durante o dia, a cada 2 horas. Se a pessoa entrar em sono REM pelo menos em dois dos cochilos, confirma o diagnóstico de narcolepsia.
Faça o agendamento online.
É fácil, rápido e seguro.

