Preparação ao exame
Página destinada aos pacientes que já marcaram o exame e receberam mensagem com data e horário de chegada para o exame. Você pode imprimir e usar como check list.
Instruções: SE ESTIVER COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS TRAGA SUA MÁSCARA. USE QUANDO ESTIVER A MENOS DE 2 METROS DE OUTRA PESSOA.
No dia do exame, você receberá por telefone ou por WhatsApp a confirmação do seu exame e seu horário de chegada. Isso é para evitar aglomeração, pois temos pouco espaço na sala de espera. A fachada da casa é tombada pela Prefeitura e não temos licença para aumentar a área. Mas você estará num local de valor histórico.
1. O que é polissonografia?
Você irá dormir como dorme em casa, apenas com eletrodos colados à pele. Poderá trabalhar como de costume no dia seguinte.
2. Onde é feita a polissonografia?
Clínica do Sono, na Rua Eudoro Berlink,80. Estacionamento interno no local, sem custo.
3. Como proceder?
Acordar bem cedo, no máximo às 7 horas.
NÃO fazer sesta ou tirar cochilos durante o dia.
Comer e beber conforme seus hábitos. Não fornecemos ceia nem desjejum. Você pode trazer alimentos se assim desejar.
Medicamentos poderão ser suspensos ou não, a critério do médico que solicitou o exame.
4. O que trazer para o exame?
-
pijama de duas peças, de preferência, com abertura na frente
-
chinelo
-
IMPORTANTE pente e/ou escova para o cabelo
-
material de higiene pessoal, escova e pasta de dentes
-
seu shampoo caso não queira lavar o cabelo com o produto oferecido na Clínica
-
travesseiro, caso prefira dormir com seu e objetos que ajudem a se sentir confortável
-
toalha, caso prefira usar a sua
-
IMPORTANTE óculos de leitura para responder questionários sobre seu sono
-
IMPORTANTE sua máscara de CPAP, se o exame for para titular CPAP
-
seus medicamentos de uso regular
-
tablet, celular, livros, revistas para passar o tempo de espera
-
temos secador de cabelos, mas você pode preferir trazer o seu
5. Preparo antes de sair de casa para o exame?
Os preparativos, quando possível, são os seguintes:
-
jantar como de costume. Você pode trazer alimentos práticos (barra de cereais, etc.) se tiver hábito de merendar à noite.
-
já vir de banho tomado e cabelos lavados e secos de modo a eliminar oleosidade da pele e cabelo que atrapalhará (mas não impedirá) o exame.
-
Não usar cremes no rosto.
Importante!
Mulheres, remover:
-
maquiagem
-
fixadores de penteado, laquê ou gel
Homens:
-
barbear-se antes de vir para o exame
-
se usa barba longa, aparar ao máximo na bochecha, abaixo do queixo e no pescoço
6.Aguardando iniciar o exame, o que fazer?
Temos wi-fi sem senha que possibilita o uso de tablets e celulares até o início do exame. Iniciado o registro, desligue o celular, pois seu uso causa interferência nos gráficos e pode inviabilizar o correto diagnóstico.
7.O que acontece depois que inicia o registro de sinais?
Você está fazendo um exame que dura 8 horas. Após o início do exame, se tranquilize, durma e não procure distrações no celular, etc.
Os biomédicos passarão toda a noite supervisionando seu exame. Se você precisar ir ao banheiro durante a noite, acione a chamada para que o técnico venha ajudar.
No dia seguinte, pela manhã, em torno das 7 horas, você deixará a Clínica do Sono, retornando às suas atividades normais.
Por razões de higiene e logística, não fornecemos alimentação. Você pode trazer, se assim desejar, um lanche para ser consumido como desjejum, após deixar o seu quarto.
8.Quando recebo o resultado?
Dentro de 1 a 3 dias úteis, você receberá um e-mail avisando, que o resultado está disponível.
Importante fornecer o e-mail correto.
Se quiser que o resultado seja enviado simultaneamente ao seu médico ou profissional solicitante coloque o e-mail adicional no cadastro.
Em caso de urgência, avise a secretária pela manhã e ela tentará priorizar o envio na mesma manhã do término do exame.
9.Necessidades especiais?
Se você tem algum hábito ou necessidade de medidas especiais para seu sono, avise-nos antes para que possamos providenciar seu conforto.
Pessoas com deficiência, idosos frágeis e crianças podem ser acompanhadas até o início do procedimento ou durante toda a noite.
Temos convênio com serviço de ambulância para atender eventuais emergências médicas.
10.Dúvidas?
Caso reste qualquer dúvida, passe WhatsApp para (51) 3022-2282 ou telefone. Será um prazer poder ajudar.
Esclareça tudo para não prejudicar o resultado do exame.
Atenciosamente
Equipe da Clínica do Sono